segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Nacionalismo no Brasil


Nacionalismo nada mais é do que valorizar a sua pátria é a identificação de um individuo ou de um grupo com uma nação. Pelo mundo a fora vemos muitos países com um valor nacionalista exemplar pessoas que realmente valorizam e lutariam pela sua pátria. E no Brasil? Claro que temos nacionalistas em nossa pátria amada gentil, mas não é o bastante para classificarmos nosso país como um país nacionalista.
O Brasil tem uma história interessante, tudo começou com os nativos (índios) que quando se depararam com os Portugueses os descobridores foram aos poucos sendo manipulados pelos mesmos, logo virou uma Colônia, depois tivemos nossa independência em 7 de setembro de 1822 proclamada por nada menos do que um português! Logo após disso venho o império e ai finalmente a república com eras distintas como a ditadura militar e a democracia (sistema atual), se você chegou até aqui parabéns, agora você já conhece um pouco melhor a história de seu país! Agora vamos focar mais no enfoque nacionalismo no Brasil. Porque parte dos brasileiros não é nacionalista? Pode ser pelos escândalos um atrás dos outros, pela qualidade de vida ruim, pelo desrespeito dos meios públicos para com os brasileiros ou pelas pessoas se identificarem muito mais com seus estados do que com seu país, ai foram alguns motivos encontrados e perante a tudo isto você deve estar se perguntando. Então porque eu deveria ser nacionalista? Porque através do nacionalismo existi um respeito maior dos meios públicos com as pessoas, existi mais solidariedade, existi uma figura com que todos se identificam e lutam por ela, logo um país nacionalista não iria permitir o que certas pessoas fazem com nossa pátria amada gentil, os brasileiros tem que entender por uma vez de todas, que o Brasil é um só! Não importa se o cidadão é do nordeste ou do sudeste, moramos todos na mesma terra e temos que ser unidos para seu progresso. Não confundam nacionalismo com fascismo ou um nacionalismo cego, por favor. Fascismo é tirania, é burrice e ponto. Nacionalismo cego não é proveitoso porque os comandantes fazem palhaçadas e o povo bate palma, o correto é um nacionalismo critico e logo inteligente. Quer um exemplo de nacionalismo exemplar? O alemão, os alemães arrasados por duas guerras mundiais, por um dos maiores tirânicos já vistos se não o maior que já existiu, hoje a Alemanha é um país de primeiro mundo, aonde o povo ama sua pátria e reconhece os erros do passado, os alemães olham o nazismo de olhos tortos e vergonhosos, enquanto o brasileiro olha a escravidão do passado como algo normal, como se fosse nada demais.
É importante entender que se você quer um país melhor não é falando mal do mesmo ou fazendo piadinhas que você vai conseguir isso. Como aquele famoso bordão “o jeitinho brasileiro” jeitinho brasileiro uma ova, o povo brasileiro é trabalhador, é guerreiro e tem uma terra linda sendo uma ainda das mais proveitosas do mundo para plantações, sem falar de sua extensão. Respeite sua pátria, admita seus problemas, mas a cima de tudo esteja com ela. Com uma nação cada vez mais nacionalista teremos um Brasil cada vez mais unido e logo um país melhor. Não queria estudar o Brasil por televisão, revistas, quem faz isso é facilmente manipulado, estude o Brasil com livros, com órgãos de respeito. E por favor não venha me falar que as novelas da rede globo são de respeito, as novelas que retratam a escravidão chegam nem perto do que realmente era aquilo. Sabe aquela frase? O povo unido jamais será vencido? Pois é pessoal esta na hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário